Photo from Rwanda Ministry of Defence
O 11º Simpósio Nacional de Segurança, organizado em parceria entre o Colégio de Comando e Estado-Maior da Força de Defesa de Ruanda (RDFCSC) e a Universidade de Ruanda (UR), foi oficialmente iniciado no Centro de Convenções de Kigali.
Durante três dias, o simpósio reúne acadêmicos, funcionários governamentais, diplomatas e especialistas, incluindo generais, oficiais militares seniores, policiais e civis de 52 países, para discutir os desafios contemporâneos de segurança, com o tema: “Desafios de Segurança Contemporâneos: A Perspectiva Africana” (Contemporary Security Challenges: The African Perspective).
Na cerimônia de abertura, o Ministro da Defesa, Hon. Juvenal Marizamunda, ressaltou que o mundo está enfrentando diversos desafios de segurança que ameaçam a paz e a estabilidade. Ele mencionou que esses desafios variam desde terrorismo e extremismo violento até ameaças cibernéticas, falhas na governança, mudanças climáticas, crises energéticas globais, insegurança alimentar e sistemas comerciais e financeiros injustos, entre outros.
“Este simpósio oferece uma oportunidade de ouro para participar em debates frutíferos, analisar as tendências actuais, partilhar melhores práticas e colaborar em abordagens inovadoras para enfrentar os desafios de segurança multifacetados que o nosso continente enfrenta hoje e construir um futuro mais seguro e sustentável para todos. Estou confiante de que os diversos conhecimentos e perspectivas representados neste simpósio enriquecerão as nossas discussões e contribuirão para o desenvolvimento de estratégias inovadoras para melhorar a tão necessária paz e segurança no nosso continente.” declarou Hon. Marizamunda.
“This symposium offers a golden opportunity to engage in fruitful discussions, analyse current trends, share best practices, and collaborate on innovative approaches to address the multifaceted security challenges facing our continent today and build a more secure and sustainable future for all. I am confident that the diverse expertise and perspectives represented in this symposium will enrich our discussions and contribute to the development of innovative strategies to enhance the much needed peace and security on our continent,” – Hon Marizamunda.
Os temas discutidos no simpósio incluem a radicalização da juventude e o extremismo violento internacional, mudanças climáticas na África, crise energética global e suas transições, segurança alimentar na África, os efeitos dos choques globais no comércio, cadeia de suprimentos e armadilhas da dívida, além da insegurança na África.