Uma delegação de alto nível do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) visitou Ruanda esta semana para discutir o progresso do país no desenvolvimento das áreas rurais e os investimentos necessários para continuar promovendo o crescimento agrícola inclusivo e sustentável.
O sucesso econômico de Ruanda está ligado ao seu robusto setor agrícola, no entanto, este setor vital enfrenta ameaças significativas, secas e chuvas irregulares comprometem a segurança alimentar e a estabilidade econômica, particularmente nas áreas rurais onde a maioria das pessoas depende da agricultura de subsistência alimentada pela chuva.
Durante a visita, a Vice-Presidente Mukeshimana observou em primeira mão os resultados impactantes do recentemente concluído projeto KIIWIP 1 no distrito de Kayonza. Esta iniciativa inovadora, liderada pelos agricultores, estabeleceu pomares de frutas com árvores de abacate, cítricas e manga. Estas árvores frutíferas combinadas com a intercalação de culturas oferecem uma variedade de benefícios, incluindo a prevenção da erosão do solo, a melhoria da qualidade do ar e a provisão de benefícios nutricionais valiosos e diversificados para as famílias rurais.
A visita reafirma o compromisso inabalável do FIDA em apoiar os objetivos de desenvolvimento rural de longo prazo de Ruanda.