Em 25 de Novembro de 2023, as forças de manutenção da paz ruandesas-Rwabat2 (59 Batalhão de Infantaria) ao serviço da Missão Multidimensional Integrada para a Estabilização na República Centro-Africana (MINUSCA) lançaram uma campanha de doação de sangue.
Foi em resposta a um apelo feito pelo Ministério da Saúde da República Centro-Africana através do Hospital Distrital de Bossembele para doar sangue para salvar vidas.
Ontem, o Hospital Distrital de Bossembele começou a coletar sangue entre as forças de paz ruandesas no Hospital Rwabat2 Nível I. A previsão é que o Hospital recolha mais de duzentas unidades de sangue.
Skeny NGOUMBANA, representante da Unidade de Transfusão de Sangue do Hospital Distrital de Bossembele, agradeceu às forças de paz ruandesas por um ato que salva vidas e que irá melhorar a vida dos pacientes. Ele enfatizou que o apoio foi muito significativo para o seu serviço de saúde.
Nas suas observações, o Comandante do Contingente Rwabat2, Tenente-Coronel PC RUNANGE, elogiou a forte parceria existente em matéria de segurança com a população local.
Rwabat2 é um batalhão de infantaria responsável por garantir a rota principal de abastecimento um (MSR1) da cidade capital de Bangui a Beloko em direção a Camarões.