Apesar de o continente africano ser responsável por apenas três por cento das emissões anuais globais de gases de efeito estufa causadas pelo homem, é esperado que ele sofra algumas das consequências mais severas das mudanças climáticas. Para auxiliar na adaptação e mitigação dos efeitos dessas mudanças, são necessários investimentos substanciais em infraestrutura, capacidade manufatureira e economia na África.
Em suaíli, KawiSafi significa “energia limpa”. Desenvolvido pelo investidor de impacto Acumen e financiado pelo Green Climate Fund (GCF), o Fundo de Investimento KawiSafi desbloqueia o potencial da energia renovável off-grid como uma forma mais rápida, acessível e sustentável de levar eletricidade a comunidades na África Oriental.
Atualmente, 70 por cento da população de Ruanda vive fora da rede elétrica, enfrentando custos elevados de energia devido à significativa dependência de óleo e querosene importados. No Quênia, 80 por cento da população vive sem acesso a eletricidade acessível e confiável, com 35 milhões de pessoas fora da rede. O rápido crescimento populacional aumenta a demanda por eletricidade e impõe mais pressão no fornecimento da rede elétrica.
Ao investir em empresas de energia limpa que desenvolvem infraestrutura de energia distribuída descarbonizada em Ruanda e Quênia, o KawiSafi oferece serviços essenciais e aumenta a produtividade para populações carentes em toda a África.
A falta de eletricidade e o alto consumo de querosene são abordados por meio de soluções acessíveis de energia solar doméstica, como lanternas solares, sistemas domésticos solares e minirredes solares. O KawiSafi também investe em outras áreas do ecossistema, como finanças do consumidor, pagamento móvel e tecnologias de medição/monitoramento. A Facilidade de Assistência Técnica identifica e aborda as necessidades essenciais das empresas no portfólio do KawiSafi para apoiar sua expansão e viabilidade financeira.
Um dos investimentos notáveis do KawiSafi foi na BBOXX, uma empresa de energia com baixas emissões que está impulsionando transformações em Ruanda. Trinta por cento dos clientes da BBOXX estão gerando renda por meio do uso de off-grid.