Image: Flickr/Ministry of Environment and Rwanda Green Fund

O Green Climate Fund (GCF), um fundo global criado para atingir os objetivos do Acordo de Paris, aprovou dois investimentos significativos em Ruanda, totalizando USD 39,1 milhões. Esses investimentos têm o propósito de fortalecer a resiliência climática de comunidades vulneráveis na região do Congo-Nilo em Ruanda, por meio da restauração florestal e do desenvolvimento sustentável do setor privado por meio do Ireme Invest, a instalação de investimento verde de Ruanda, a decisão de aprovar os dois projetos foi tomada na mais recente reunião do  Green Climate Fund, realizada de 23 a 25 de outubro de 2023 em Tbilisi, Geórgia.

O projeto destinado a fortalecer a resiliência climática nessas comunidades, através da restauração florestal e da paisagem, tem um valor de USD 39,1 milhões e será implementado em vários distritos. O projeto visa promover a gestão sustentável de 278.000 hectares, além de fomentar técnicas de agrofloresta sustentável em 2.000 hectares de plantações, reduzindo a demanda por lenha e amenizando a pressão sobre o desmatamento.

O Ministro de Finanças e Planejamento Econômico de Ruanda, Dr. Uzziel Ndagijimana, destaca a vulnerabilidade do país às mudanças climáticas e a importância de trabalhar com o maior fundo climático, o GCF. Ele enfatiza que o pipeline de projetos de Ruanda para o GCF é atualmente o maior entre as entidades nacionais de acesso direto, baseado nas necessidades financeiras das Contribuições Nacionalmente Determinadas, estimadas em USD 11 bilhões até 2030.

Ruanda mantém uma parceria sólida com o Green Climate Fund, sendo o primeiro país a receber acreditação de acesso direto através do Ministério do Meio Ambiente. Em 2019, o governo de Ruanda recebeu USD 32 milhões do GCF para fortalecer a resiliência de comunidades rurais no distrito de Gicumbi, na Província do Norte. Em 2021, um acordo de financiamento foi assinado entre Ruanda, GCF e IUCN para transformar a Província Oriental por meio da adaptação climática, com uma contribuição de USD 33,7 milhões do GCF, mais USD 15,8 milhões em co-financiamento do governo de Ruanda e parceiros do projeto.

O Green Climate Fund é reconhecido como o maior fundo climático global, responsável por apoiar países em desenvolvimento na implementação de seus planos de ação climática para um desenvolvimento de baixas emissões e resiliente às mudanças climáticas.