Japan-Rwanda Summit Meeting (2022) – Foto: Cabinet Public Affairs Office

Em um marco significativo para as relações entre Ruanda e Japão, o Dr. Uzziel Ndagijimana, Ministro das Finanças e Planejamento Econômico, juntamente com Sr. Isao FUKUSHIMA, Embaixador do Japão em Ruanda, formalizou a assinatura de uma Troca de Notas (E/N) de 2,009 milhões de ienes japoneses (aproximadamente US$ 14,6 milhões). Este financiamento visa implementar um Sistema de Transporte Inteligente em Kigali.

Durante o mesmo evento, a Sra. Minako SHIOTSUKA, Chefe Representante da Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA), assinou um Acordo de Auxílio (G/A) com o Ministro Ndagijimana para o mesmo projeto.

O projeto visa aprimorar o fluxo de tráfego e a segurança em Kigali por meio do desenvolvimento de um sistema de controle de tráfego e sistema de controle de sinal, juntamente com melhorias em interseções. A população de Kigali se beneficiará consideravelmente, pois o projeto reduzirá congestionamentos, tornando o sistema de transporte mais eficiente.

As obras incluirão a instalação de semáforos em 20 cruzamentos selecionados, conectando à rede de fibra óptica e estabelecendo um centro de controle de tráfego na Cidade de Kigali, que estará interligado ao sistema de policiamento de tráfego. O projeto também trabalhará na melhoria das interseções para aprimorar o fluxo de tráfego.

O Ministro Ndagijimana comentou: “O sistema de transporte inteligente será um factor de mudança em termos de redução do congestionamento, melhorando a segurança, a mobilidade, a conveniência e a eficiência do transporte dentro e através de Kigali. Um sistema de transportes eficiente e sustentável é fundamental para acelerar o comércio, o que beneficia as empresas e estimula a economia.”

O Embaixador FUKUSHIMA afirmou: “Dado que o Ruanda é um país ligado à terra, tem um papel fundamental a desempenhar como ponto nodal entre o ‘Corredor Central e Norte’. Espera-se que o Ruanda acelere o comércio na região e no continente ao abrigo do Acordo de Comércio Livre Continental Africano (AfCFTA)” Ele concluiu: “É a sincera esperança do Governo e do povo do Japão que esta assistência financeira contribua para melhorar a vida do povo ruandês e o desenvolvimento econômico do país.”

O projeto está alinhado com o quarto pilar “Urbanização e Aglomeração” na Visão 2050, visando ao “Crescimento Econômico e Prosperidade” e à “Alta Qualidade e Padrões de Vida para os Ruandeses”.

O Japão tem apoiado o Governo de Ruanda no setor de infraestrutura por meio da JICA, desenvolvendo principalmente infraestruturas econômicas, como postos fronteiriços únicos, melhorias em estradas, melhorias em subestações e rede de distribuição, além de fortalecer a infraestrutura de abastecimento de água e operação e manutenção de sistemas de abastecimento de água por meio de projetos de auxílio não reembolsável, bem como cooperação técnica.