Retno Marsudi, Ministra das Relações Exteriores da Indonésia, recebeu o Ministro das Relações Exteriores de Ruanda, Vincent Biruta, em 6 de junho em Jacarta.

Durante suas conversas, a Ministra Retno destacou três áreas principais. Primeiro, no âmbito da cooperação política e de segurança, os dois ministros assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) sobre Consulta Política, que servirá como base para discutir vários aspectos da cooperação bilateral e trocar pontos de vista sobre questões internacionais.

No que diz respeito à cooperação econômica, o valor comercial entre a Indonésia e Ruanda aumentou significativamente desde a pandemia de Covid-19. No ano passado, houve um aumento de 100%, e no primeiro trimestre deste ano, houve um crescimento de 32%.

Sobre as relações intercomunitárias, os dois países assinaram um Acordo de Isenção de Visto para Portadores de Passaportes Diplomáticos e de Serviço. Desde fevereiro de 2023, Ruanda foi incluída na lista de Visto na Chegada (VoA) da Indonésia. Este movimento deve aumentar as interações entre os públicos das duas nações, incluindo a comunidade empresarial.

Além das questões bilaterais, os dois ministros abordaram questões globais, particularmente a situação na Palestina. Indonésia e Ruanda compartilham uma posição comum de reforçar o apoio à Palestina para alcançar a independência com base em uma solução de dois estados.

Os ministros também concordaram em promover a unidade e o papel do Sul Global na formação da agenda global. Nesse contexto, a Ministra Retno expressou sua apreciação pela confirmação de participação de Ruanda no 2º Fórum Indonésia-África, agendado para setembro de 2024 em Bali.