A divisão de Comunicação Estratégica e Informação Pública da MINUSCA organizou na terça-feira, 12 de dezembro de 2023, uma sessão para apresentar a resolução 2709 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que estabelece o novo mandato da MINUSCA. No seu discurso de boas-vindas, a diretora da divisão de Comunicação Estratégica e Informação Pública, Jesca Muyingo, ao recordar que o atual mandato da MINUSCA, renovado em 15 de novembro, vai até 15 de novembro de 2024 , sublinhou a importância e o papel dos meios de comunicação social na implementação das tarefas atribuídas à MINUSCA pelo Conselho de Segurança, esperando que “esta sessão, não só, forneça uma visão essencial aos participantes sobre o mandato, mas também, seja uma oportunidade para considerar a parceria para a implementação das tarefas previstas no novo mandato.
No seu discurso introdutório, a Representante Especial Adjunta do Secretário-Geral Interino, Carole Baudoin, lembrou que vários factores entram em jogo na implementação do mandato da MINUSCA. Parafraseando o Conselho de Segurança das Nações Unidas, que continua a lembrar-nos que “ a execução eficaz dos mandatos de manutenção da paz é da responsabilidade de todas as partes interessadas”, Madame Carole Baudoin não deixou de “sublinhar a “importância da colaboração, não apenas entre o Governo e MINUSCA, mas também entre eles e outros parceiros da RCA, para apoiar o país nos seus esforços pela paz, estabilidade e recuperação económica.”
“Os meus colegas das Divisões de Protecção de Civis, Assuntos Políticos, Assistência Eleitoral, Direitos Humanos, Comunicação, Justiça e Assistência Prisional, da Força e da componente Polícia das Nações Unidas, aqui presentes, responderão às vossas questões e preocupações para que o mandato possa já será bem compreendido pela imprensa e pelos parceiros de comunicação”, espera.
Tomando a palavra, por sua vez, a representante da presidente do Conselho Superior de Comunicação, Nelly France Yapande, manifestou imediatamente o agradecimento da sua instituição à MINUSCA, recordando o papel do Conselho Superior de Comunicação. de comunicação na República Centro-Africana. Nelly France Yapande sugeriu “o estabelecimento de um mecanismo que possa ajudar a população a compreender melhor o mandato da MINUSCA, com vista à sua apropriação e apoio”
No encerramento da sessão, a diretora da divisão de Comunicação Estratégica e Informação Pública, Jesca Muyingo, saudou a riqueza dos intercâmbios. “ A sessão de hoje foi uma oportunidade para ouvir a imprensa e o sector da comunicação sobre as suas expectativas em relação ao mandato e o seu contributo para a execução das tarefas previstas. Esta reunião permitiu-nos reflectir sobre possíveis parcerias para a popularização do mandato junto do público em geral, e para o combate à desinformação e ao discurso de ódio ”, afirmou.