Felix Ndagijimana é um dos pioneiros beneficiados pelo envolvimento com a formação oferecida pela ONU Mulheres e pela UNABU (Organização Ruandesa de Mulheres com Deficiência) sobre a prevenção da Violência Baseada em Gênero (VBG) e os direitos e inclusão de pessoas com deficiência. Sua esposa, Clementine, enfrentou uma doença degenerativa que afetou a funcionalidade de uma de suas pernas. Casaram-se em 2014, têm três filhos e, por meio do apoio da ONU Mulheres, receberam treinamentos e capital inicial que possibilitaram o desenvolvimento de atividades geradoras de renda para sustentar a família. Superando uma vida de dificuldades e violência, vivem agora em paz, desfrutando de uma vida social e econômica mais confortável.
Felix compartilha sua transformação: “Ao olhar para trás, é notável como minha esposa e eu vivemos agora em harmonia, apoiando-nos plenamente. Antes dos treinamentos da ONU Mulheres e da UNABU, eu estava perdido, levando uma vida imprudente, morando nas ruas e lutando para sobreviver. Conheci Clementine e, inicialmente, sua deficiência não era um problema, até que enfrentamos dificuldades sociais e econômicas. A comunidade desaprovava nosso relacionamento, questionando minha sanidade. A vergonha e o ressentimento cresceram, levando a um ciclo de violência e instabilidade para nossos filhos.”
A participação nos treinamentos da ONU Mulheres transformou Felix. Ao retornar para casa, pediu sinceramente perdão à esposa e propôs um casamento civil. Comprometeu-se a fornecer apoio integral, incluindo nas tarefas domésticas, para aliviar o fardo da deficiência de Clementine. Felix tornou-se um agente de mudança, desafiando normas sociais discriminatórias. Integra o grupo Icyitegererezo, composto por trinta homens com esposas ou filhos com deficiência, sensibilizando comunidades sobre direitos. Sua esposa, presidente do grupo de defesa Ubumwe, e Felix gerenciam uma padaria para gerar renda, demonstrando que a deficiência não é uma incapacidade.
Em março de 2022, a ONU Mulheres, com financiamento da Agência Sueca de Desenvolvimento Internacional (SIDA), implementou o Programa Conjunto para Cidades Sustentáveis no Ruanda. Em parceria com a UNABU, busca criar cidades habitáveis e inclusivas, proporcionando segurança, empregos, habitação digna e melhor qualidade de vida para todos os cidadãos. Essa colaboração visa apoiar o governo ruandês na construção de comunidades mais sustentáveis e inclusivas.