Ruanda alcançou um marco significativo no voleibol sentado feminino! Atingiu a posição de quinta melhor equipe nacional globalmente. Esse sucesso resulta de performances excepcionais no ano passado, especialmente em agosto, quando a equipe avançou para as semifinais do campeonato feminino de voleibol sentado no Egito.
O sucesso da equipe tem como base a sua capitã experiente, Liliane Mukobwankawe, uma das pioneiras do esporte em Ruanda. Aos 34 anos, ela liderou a equipe em três torneios paralímpicos, um empreendimento desafiador que envolve derrotar algumas das melhores equipes do continente para se qualificar.
Mukobwankawe nasceu no distrito de Kamonyi, na província do sul, em 1989. Ela cresceu apaixonada por esportes, especialmente basquete. No entanto, sua potencial carreira no basquete foi interrompida quando sofreu um acidente de estrada que feriu seu fêmur direito aos 7 anos de idade. Apesar desse revés, suas ambições esportivas foram reacendidas em 2007, durante seu quarto ano do ensino médio, depois de conhecer Venuste, que a introduziu ao sit-ball, um jogo recém-introduzido em Ruanda. Na época, um campeonato de sit-ball foi organizado em Kigali no Ginásio do Comitê Paralímpico Nacional, e ela foi rapidamente recrutada por uma equipe chamada Imena.
“Foi a primeira vez que vi o jogo, mas me integrei muito rapidamente. Cada jogador estava me passando a bola para marcar um gol, e eu gostei principalmente porque encontrei pessoas que compartilham os mesmos desafios de vida que os meus,” diz Mukobwankawe
Mukobwankawe jogou por vários clubes de sit-ball antes de fazer a transição para o voleibol sentado em 2012, quando o Comitê Paralímpico Nacional (NPC) decidiu formar uma equipe feminina de voleibol sentado para competir por uma vaga nas Paralimpíadas de 2016 aqui no Brasil!