De acordo com informações do portal africanews, a Autoridade de Alimentos e Medicamentos de Ruanda (RFDA) emitiu uma ordem para que os importadores devolvam todos os lotes de comprimidos de Fluconazol de 200mg fabricados pela empresa queniana Universal Corporation.
Varejistas e estabelecimentos de saúde receberam instruções para interromper a distribuição e devolver os medicamentos afetados.
A decisão da RFDA ocorre após comunicar ao fabricante queniano sobre a descoloração identificada nos comprimidos. Quatro lotes a granel de comprimidos de Fluconazol 200mg na cor rosa, importados para Ruanda, apresentaram descoloração branca pouco tempo após o início do prazo de validade.
A agência destacou que alguns desses comprimidos descoloridos já foram introduzidos no mercado ruandês. As autoridades de saúde em Ruanda estão iniciando uma investigação para determinar se esses medicamentos causaram algum efeito adverso nos consumidores.
Enquanto isso, as autoridades quenianas ainda não anunciaram se o medicamento antifúngico, comumente utilizado no tratamento de infecções fúngicas ou por fungos, também será retirado do mercado local.